Quando fico acessando certos sites, minha cabeça se povoa de pontos de interrogação. Foi o que aconteceu ao procurar no www.dominiopublico.gov.br alguma instituição, ou alguém, que tivesse se dado ao trabalho de escanear dicionários antigos e colocar na rede. Inocentemente, fui pra opção "Pesquisa por conteúdo". Digitei nela o termo "dicionário" e não houve retorno. Ninguém quer escanear nenhum dicionário brasileiro? Fato curioso é que o site não foi preparado com muito zelo já que, depois de concluída a busca, a tela reescreveu o termo de busca e então digitei ... "dicionário". A tal da busca não retornou um só dicionário...
Insisti em outra língua... Tentei procurar por "dictionary" e encontrei 480 itens, sendo que cerca de 20 apenas, poderiam ser considerados como resultados apropriados, tendo o termo no título. Até para baixar os dicionários tem um macete: deixe os "cookies" ativos, senão quando você clicar em baixar, ele refará a tela sem baixar nenhum arquivo. Aí você pode sair e ficar pensando que o site é um belo de um pão-duro. É interessante notar que estas obras recuperadas, entretanto, não procedem de nenhum esforço brasileiro e sim do antigo Projeto Gutenberg nos EUA. Mas o objetivo aqui não é o de demolir um serviço brazuca, que já está funcionando, e sim incentivar sua melhora.
Seria mais válido se nosso governo incentivasse não apenas com palavras, mas com recursos financeiro,s os progressos deste site porque do jeito que a iniciativa do Google está, realmente ficaremos defasados. Fácil demonstrar: entre no Google (www.google.com), clique em "mais >>" e depois em "Pesquisa de Livros". Atente para clicar também na opção "Livros com visualização completa". O Google é igualmente carente, em exibir como resultado de busca, dicionários em português, mas é possível baixar muitos outros dicionários "anciãos", de outras línguas, no formato pdf. Eu baixei alguns em francês e gostei do retorno, embora o inglês em que foram escritos tenha uma ou outra desatualização em relação ao inglês atual (repare na data da publicação!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário